Detalhes do Produto Introdução ao VFX em Cinema 4d R20/X-Particles 4/ Houdini - Rodrigo Lescano

Introdução ao VFX em Cinema 4d R20/X-Particles 4/ Houdini - Rodrigo Lescano

VFX é o conjunto de métodos operados pelo artista/profissional de VFX utilizando softwares específicos e de alta complexidade, geralmente, de dificil entendimento e manejo, para aplicar efeitos em filmes préviamente gravados. Nesse processo o profissional cria um ambiente virtual em cima de algo que é real e palpável. Nesse ambiente são produzidos os mais diversos efeitos, explosões, partículas, quebras, fluídos, entre outros. Todos os efeitos tem uma função, promover realismo, possibilitando a imersão dos espectadores e fazer de uma cena fictícia, momento de alegria de um espectador. Nesse curso nosso professor Rodrigo Lescano irá abordar diversos temas, que vão te ajudar a entender melhor todos esses processos. Fiquem atentos:  MATRÍCULAS ABERTAS Link site do professor: www.macawbr.tv
Aula
Apresentação geral
Fundamentos do 3d
Bate papo sobre técnicas avançadas de produção
Funções e preço dos softwares utilizados
Equipamento de trabalho (Hardware)

Neste capítulo serão abordados o principais fundamentos de modelagem procedural, como manipular poligonos de maneira eficiente, a importância de se instanciar objetos e como criar cenas eficientes para que seja possível aplicar efeitos mais elaborados.

Aula
O que é modelagem procedural?
Mão na massa! Bases da modelagem procedural.
Modelagem com Volumes (VDB), parte 1 ( O que é Voxel?)
Modelando com volumes ( Bolacha )

Entender o Houdini para muitos usuários pode ser bem traumático. Nesse capítulo vamos desmistificar a interface do o Houdini e mostrar o quanto ela pode ser útil quando integrada a outros softwares.

Aula
Manejo de nodes para iniciantes
Interface do Houdini para usuários de Cinema 4d e outros softwares.
Fundamento básico para grandes simulações ( pack no Houdini e instâncias no Cinema 4d)
Prática: Criando e exportando sequência de simulação do Houdini para o Cinema 4d / PARTE 1
Prática: Criando e exportando sequência de simulação do Houdini para o Cinema 4d / PARTE 2

O X-Particles 4 é um dos mais poderosos e ecléticos geradores de partículas do mercado. Neste capítulo vamos fazer a introdução à essa ferramenta incrível e ensinar passo-a-passo, as várias maneiras de produzir cenas incríveis com ele.

Aula
Introdução ao Xp4.
Introdução aos emissores
Criando efeitos XP Painter.
Emitindo a partir de filmes
Renderizando particulas com Standard Render ( Nativo)
Criando partículas descendentes (spawn)
Cuidados com particulas e malhas de colisão / Introdução a cache de partículas
Efeito dunas, utilizando fields com o xp4
Xp Color em partículas no modo volume

Neste capítulos vamos mostrar os processos de produção de fumaça em ambientes distintos ( Houdini e Cinema 4d), mas ao final veremos que as técnicas tem lá suas coincidências e algumas diferenças básicas, que também serão discutidas.

Aula
Básico sobre Pyro em Houdini.
Importância do Flipbook no Houdini
Criando fogo a partir de malha poligonal.
Exportando informações de Pyro para Cinema 4d
LookDev de fumaça e explosão com Octane Render e Photoshop
Introdução ao Explosia FX
Criando explosão com emissores e cache p1
Criando explosão com emissores e cache p2

Nesses módulo criaremos nuvens com as ferramentas do Houdini e exportaremos o resultado em VDB para leitura no Octane Render dentro do Cinema 4d R20

Aula
Transformando base meshes em nuvens no Houdini 17
Importando VDB no Cinema 4d e renderizando nuvens em Octane Render

Criar fluidos sempre foi um desafio para usuários de Cinema 4d. Neste capítulo vamos criar algumas cenas onde discutiremos as ferramentas e orientações para uma boa produção de fluidos.

Aula
Introdução a fluidos em Cinema 4d com Xp4.
Fluid Domain - Delimitação da área de ação do fluido.
Adição de forças ao sistema de fluidos.
Manejo do VDBMesher, como configurar para uma malha de fluidos.
Como interagir fluidos com outras meshes?
Alinhando partículas de um fluido a um caminho.
Aula
Introdução à quebras
Refinando os processos de quebra
Quebras orgânicas ( Veronoi) em houdini
Quebras orgânicas ( Veronoi) em Cinema 4d / conectores
Introdução ao corpo rígido no Houdini
Importância do Pack Geometry

Neste capítulo vamos falar sobre os principais motores de render do mercado 3d, suas aplicações e cuidados na hora de se produzir neles. Teremos também um bate papo que vai clarear na hora de escolher o melhor motor para o equipamento que você já tem.

Aula
Introdução ao Physical Render nativo do Cinema 4d R20.
Introdução ao Octane Render da Otoy
Exercício Abóbora / Introdução ao Substance Painter (parte 1)
Exercício Abóbora / Renderizando com Octane Render (parte 2)
Exercício baleia parte 01
Exercício baleia parte 02
Exercício baleia parte 03
Bate papo sobre motores de render e equipamento (PCs X MACs).

Neste capítulos vamos dar a introdução ao processo de composição de suas cenas, e como criar os mapas de controle para uma boa pós-produção.

Aula
O que são e para que servem mapas de composição.
Como criar multipasses no Cinema 4d.
Criando Ids de objeto / object buffers
MultiPasses em Octane Render + Ids de objeto
Aula
Introdução ao Cloth no Cinema 4d R20
Praticando Cloth em Cinema 4d Nativo
Introdução à modelagem poligonal com Cinema 4d R20
Introdução à modelagem poligonal com Cinema 4d R20 Aula 02 ( Solda Curva)
Introdução à modelagem poligonal com Cinema 4d R20 Aula 03 (Jujuba MTV - Soldas)
Introdução à UV Mapping com Cinema 4d R20 (Aula 04)
Quick Tip 01 - Ferramenta Bevel no Cinema 4d e no Houdini

Nesse capítulo o aluno acompanha diversos projetos que vão desde à modelagem até a integração do modelo com os mais diversos efeitos ( explosões, partículas, interações com líquidos, etc)

Aula
Bases de modelagem para efeitos visuais ( Espada ) p1.
Bases de modelagem para efeitos visuais ( Espada ) p2.
Bases de modelagem para efeitos visuais ( Espada ) p3.
Bases de modelagem para efeitos visuais ( Espada ) p4.
Aula
Bate papo sobre portfólio e mercado de emprego
Trabalho final de curso.
Adicionar ao Carrinho
Rolar para o Topo